E quando eu venço um jogo de RPG? Afinal, se é um jogo, tem que ter um vencedor, não é?
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E quando eu venço um jogo de RPG? Afinal, se é um jogo, tem que ter um vencedor, não é?
Não, essa é a resposta mais simples para os novatos compreenderem, mas em uma partida significativa de RPG não existe essa competição propriamente dita. O RPG é mais um jogo cooperativo e colaborativo entre jogadores e Mestre, do que uma disputa. Geralmente, os jogadores se unem em prol de um objetivo em comum, seus adversários e personagens controlados pelo Mestre (os NPCs) estão ali para ajudá-los ou atrapalhá-los nisso. É importante dizer que o Mestre não está contra os jogadores só por que controla os aspectos da narrativa, monstros e NPCs. Se um Mestre quiser terminar uma partida, basta ele desejar e criar uma situação que nem mesmo o mais forte e experiente dos jogadores poderá cumprir, e assim, fim de jogo. Um bom Mestre sabe dosar o nível de desafio com a diversão da mesa, que é o mais importante de tudo.
Quando os jogadores e o Mestre não tiverem muito tempo livre pra jogar, é interessante que se resuma drasticamente as regras e que a história não seja o foco principal. Esses jogos mais rápidos levam em conta a diversão e desafios que o Mestre pode propor, já que a história pode se tornar um fator que os jogadores (e até mesmo o mestre) esqueçam facilmente devido o tempo largo entre sessões. Entretanto, alguns jogadores mais clássicos não vêem esses jogos “rápidos” com bons olhos, uma vez que se perde grande parte da essência da interpretação e fantasia de um RPG, focando-se somente em batalhas e rolagens de dados.
Quando os jogadores e o Mestre não tiverem muito tempo livre pra jogar, é interessante que se resuma drasticamente as regras e que a história não seja o foco principal. Esses jogos mais rápidos levam em conta a diversão e desafios que o Mestre pode propor, já que a história pode se tornar um fator que os jogadores (e até mesmo o mestre) esqueçam facilmente devido o tempo largo entre sessões. Entretanto, alguns jogadores mais clássicos não vêem esses jogos “rápidos” com bons olhos, uma vez que se perde grande parte da essência da interpretação e fantasia de um RPG, focando-se somente em batalhas e rolagens de dados.
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