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E o Mestre/Narrador?

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E o Mestre/Narrador? Empty E o Mestre/Narrador?

Mensagem por Mestre Qui Abr 14 2016, 19:19

E o Mestre/Narrador? Rpg

     Somente uma pessoa do grupo pode ser o Mestre, e esse Mestre, Narrador ou GM (Game Master, em inglês) é a pessoa que cria a história do mundo, julga as ações dos personagens, interpreta os monstros, vilões, aliados e outros heróis, cria desafios e determina o que acontece. No geral, quando um jogador decide fazer alguma coisa ou ação, o Mestre decide e narra para ele o resultado. Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma manobra acrobática), o Mestre pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator da aleatoriedade existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida.

     Ainda assim, geralmente um personagem soma alguns valores bônus nessa jogada de teste, que são os seus modificadores. Os modificadores falam sobre capacidade do personagem naquela ação ou habilidade, então, um personagem que seja treinado em acrobacias e dedicou parte da sua vida pra isso, pode acabar ganhando bônus nessa rolagem e facilitando assim, seu sucesso contra uma dificuldade estabelecida pelo Mestre. Cada sistema possui suas próprias regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, calculando a probabilidade do resultado ser ou não favorável.

     O Mestre geralmente não possui um personagem fixo e próprio, mas ele controla todos os personagens não-jogadores (PnJ ou NPC, no inglês) de uma aventura – seria o equivalente aos atores coadjuvantes de uma série ou peça de teatro. Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.

     Como dito antes, o Mestre é como se fosse o diretor e o roteirista do jogo, ele define o cenário, os figurantes, o ambiente e eventos que irão ocorrer. Justamente por isso, o Mestre é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, normalmente seguindo um sistema de regras pré-determinado que o ajudará com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. Apesar do Mestre seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo evita arbitrariedade. Cada sessão de RPG é uma experiência única. É impossível o Mestre ter controle total da história, pois nunca se sabe o que os jogadores irão decidir diante das adversidades criadas no decorrer do caminho. Após certos eventos, o Mestre irá distribuir pontos de experiência para os personagens – baseado nas regras do sistema – permitindo que eles evoluam seus atributos, tornando a partida ainda mais interessante.



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